tobor e o amanhecer antecipado em seu dia.

vida simples, pensamento elevado.

quinta-feira, novembro 29

Ato de pensar

"Tava parando pra pensar nessa história de ficar pensando...", assim ele começou a palestra. Sabá já vinha em uma grande jornada isolado do mundo, onde tentara se concentrar em si, mas acabara se abrindo de uma forma que foi influenciado por toda e qualquer forma de vida próximo dele. De aranhas e besouros a todos os cidadões da pequena vila onde ia comprar um pouco de arroz. Sabá era um aventureiro de espírito e desses não se encontram muitos. Nessa jornada, Sabá tinha mudado bastante, mas de uma forma regressiva.

"... e pensar é talvez o gesto mais cansativo e penoso ao qual já senti e vivi. Não existe uma linha, como o ator de comer, onde você tem fome, come algo e descansa a comida. Pensar é sem limites, é sem hora, é sem lugar. É agorinha mesmo. Vocês todos calados aí, eu fico me perguntando (pensando) o que vocês estão a pensar. Mas deveria eu?". Sabá sempre contestava as razões das coisas. Ele não acreditava em livros, apenas em sua próprio experiência das coisas. Não falava em Deus, não gostava de dinheiro e fazia muito tempo que não se perdia por um entretenimento. Não sabia se era feliz, pois a própria definição da felicidade pro Sabá era estranha.

"Devo eu me pre-ocupar com o que vós estão a pensar? Não dou a mínima. Minha vida é ligada dentro de mim, não dentro dos outros. Mas penso, e penso novamente, que talvez eu precise é realmente parar de pensar. Não somente essa voz na minha cabeça, mas essas borboletas na barriga, esse fogo no peito, essa agitação no pulmão e finalmente desligar o meu pensamento e apenas sentir meu corpo". A história do corpo era uma coisa engraçada. Ele vinha com umas comparações malucas de árvores e animais com o ser humano. Mas de certa forma (bem exotérica), ele tinha razão. Sabá sabia uma coisa ou outra.

"Então aqui eu deixo uma palavra, e nela vocês se baseiam para o resto da vida, conecte ela com outras palavras, forme frases, textos, argumentos, declarações, monografias, defesas de doutorado, sina de vida, religião, partido político e até uma palestra besta como essa: paz. Entre em paz com vocês mesmos. Obrigado". É, ele sabia de muita coisa.